09 abril 2013

Novo livro-coletânea de Raphael Fontes Cloux e outros autores

Este livro-coletânea tem por objetivo agrupar um conjunto de pesquisas inéditas apresentadas em artigos que discutem questões referentes a Resistências e Contestações: Movimentos Sociais, Política e Ideologia,envolvendo as áreas de ciências sociais e política, história, urbanismo, economia, filosofia, comunicação, dentre outras. Os estudos ora apresentados partem de uma perspectiva crítico-radical da sociedade, isto é um dos elementos que uniram este conjunto de autores que refletem sobre a realidade brasileira em diversos contextos e momentos, aspectos particulares e mais abrangentes. O livro foi dividido em três partes para melhor relacionar os artigos. No primeiro momento, Economia e Política entre análises e alternativas, os artigos discutem sobre: a sociedade de informação na sociedade capitalista contemporânea; o processo de privatização das telecomunicações brasileiras durante o mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso; o papel da mídia na construção da hegemonia no Brasil; a eleição presidencial e o discurso de campanha apresentado por Heloísa Helena; os partidos de esquerda no Brasil numa perspectiva de ruptura à hegemonia capitalista.
No segundo momento, Gênero, Raça/Etnia e Resistência, os artigos versam sobre: movimento grevista de mulheres trabalhadoras na indústria têxtil no começo do século XX; a mulher na historiografia e a participação feminina no espaço público baiano; a reconfiguração de ser mulher no seringal acreano; o racismo e o discurso sobre a harmonia racial na imprensa baiana.
No terceiro momento, Movimentos Sociais e Resistências, as temáticas versam sobre movimentos sociais, com artigos que já indicam conclusões das pesquisas e outros que apontam potenciais de pesquisas que irão, ainda, sofrer aprofundamentos. Debruçam-se sobre o movimento estudantil universitário da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Católica do Salvador; os movimentos de luta pela moradia em Salvador e o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) na Bahia.
AUTORES DESTE LIVRO: Anderson Silva, Ediane Lopes, Elane Lima, Eliziário Andrade, Fabiano Brito, Meire Reis, Paulo Moraes Neto, Raphael Cloux, Rogério Ferreira, Vanessa Matos, Virgílio Nery e Yang Chung. SAIBA MAIS EM: www.editorakawo.blogspot.com