29 abril 2012

A segunda edição do livro MSTS/MSTB: A Trajetória do Movimento dos Sem Teto de Salvador/Bahia, de autoria do historiador e doutorando Raphael Fontes Cloux, ocorrerá pela Editora Kawo-Kabiyesile. A obra é pioneira no levantamento e sistematização de dados históricos e atuais de diversas ocupações realizadas pelos movimentos de luta pela moradia.

"O MSTS/MSTB vem demonstrando ser um movimento social de luta contra-hegemônica à atual sociedade, pois além da reivindicação pela moradia e reforma urbana, almeja construir Comunidades do Bem Viver, inspiradas em laços de fraternidade e comunhão como as experiências históricas de Canudos e dos Quilombos”, ressalta Raphael Cloux, mostrando a importância das experiências de ocupação para o planejamento urbano da cidade. Os bairros Mussurunga e Estrada Velha do Aeroporto foram os primeiros a serem ocupados na capital baiana por cerca de 700 famílias, em 2003 (ano de sua fundação). Em janeiro de 2007, mais de 100 mil famílias encontravam-se como sem tetos em salvador e nestes 4 anos organizaram cerca de 52 ocupações pela cidade. "Isto demonstra que o Movimento não perdeu sua vitalidade e capacidade de enfrentamento", afirma o autor.

O livro é fruto da pesquisa de Mestrado feita por Cloux em 2006 e 2007, através do Programa de Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador. O interesse pelo tema surgiu durante a sua participação em ocupações do MSTS/MSTB, identificando a necessidade de aproximar a pesquisa acadêmica dos movimentos sociais e investigar como estes vêm construindo alternativas a diversas problemáticas sociais, culturais e ambientais. Com os resultados da pesquisa, reafirma a importância de registrar a história construída desde o presente, como afirma a Dra. Lina Aras no prefácio da obra "O trabalho de Raphael Fontes Cloux vem para demonstrar que o ofício do historiador pode e deve ser exercitado simultaneamente à sua existência e à militância política".

SERVIÇO:
QUANDO: 12/06/12
ONDE: Teatro da UNEB, Salvador, Cabula.
HORÁRIO: 19h